sábado, 29 de março de 2014

AUMENTE SEU PODER DE PERSUASÃO

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  Por Jeffrey Gitomer


Desde que nasceu você tenta persuadir as pessoas. Você chorava, sorria, batia a mão na mesa ou no prato, era um pouco primitivo, mas funcionava. Muitos têm a lembrança de ir ao supermercado com os pais. Aquelas gôndolas enormes; os chocolates e as bolachas lá no alto, fora de alcance…  e como você pedia um doce? Isso é persuasão. Lembra-se de seus 13, 14 anos, quando lhe pediam para voltar antes das dez? Isso era persuasão.

Mas parece que, uma vez que crescemos e ganhamos nossos cartões de visita, um pouco de nossos poderes natos de persuasão e de persistência desaparecem. A habilidade de persuadir é fazer que os outros vejam por sua perspectiva, acreditem em suas ideias, façam o que você quer que eles façam. É uma ciência e uma arte. Persuasão não é apenas uma ferramenta de vendas, é uma ferramenta da vida. Veja como aplicá-la:

1.    Explique o quê, por que e como. Todas as pessoas querem essas respostas. No começo, somos todos céticos, e seu cliente quer saber: “Por que isso vai funcionar? Por que você quer que eu faça isso?”. Responder com clareza é a base da persuasão.

2.    Explique para seus clientes o que eles vão ganhar e por que a opção que você apresenta é a melhor.

3.    Seja sincero. Acreditar que está fazendo o que é melhor para todos é fundamental para persuadir alguém. Se você não acredita no que está propondo, do fundo do coração, nem tente. Não há nada pior que falsa sinceridade.

4.    Apoie seu discurso em números e dados, construa sua credibilidade.

5.    Melhore a sua habilidade de fazer perguntas. Essa é uma das grandes chaves para persuadir. Não responda, pergunte. Faça que a outra pessoa se convença.

6.    Intensifique a sua aptidão em se comunicar. Que nota você dá para a maneira como fala? Você já assistiu a um vídeo de você falando? Até que faça isso, você não terá a mínima ideia de quão boa ou ruim é a sua comunicação.

7.    Treine a sua capacidade de contar histórias e envolver a imaginação de seu cliente. Você consegue descrever uma viagem à praia de maneira que as pessoas sintam o sol e o cheiro da maresia? Fatos e números são importantes, mas podem ser esquecidos. Histórias são passadas para frente.

8.    Cuide da sua reputação. Ela é tão importante que faz que pessoas já tenham um “sim” ou um “não” automático, antes mesmo que você abra a boca.
Persuasão é um resultado. O segredo das grandes persuasões é três palavras: “nada de manipulação”, pois ela apresenta resultados de curtíssima duração. Persuasão existe quando transcende aquela negociação e tem reflexos nas outras compras daquele cliente.
Que tal pesquisar um pouco mais sobre as maneiras de fazer que outras pessoas vejam as coisas como você as enxerga? Se você concordar comigo, fiz meu trabalho como persuasor.
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